quinta-feira, abril 11, 2013

Resenha: O Lado Bom da Vida de Matthew Quick

Título: O Lado Bom da Vida
Autor(a): Matthew Quick
Páginas: 254
Avaliação: ★★★
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar vê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas q reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.
Esse é aquele típico livro comprado para quebrar a rotina; na verdade, só o comprei porque vi muitas resenhas positivas e porque queria ler o livro antes de ver o filme. Porém, também o fiz para dar uma pausa na sucessão de séries que é a minha rotina literária. Amo livros que fazem parte de uma série, mas sempre acho bom trocar para algum livro solitário para não ficar monótono ou algo do tipo.

Esse livro conta a história de Pat, um “doente mental” que foi internado em uma clínica e que, graças a isso, perdeu a memória quanto ao tempo que permaneceu lá. Para ele, foram alguns meses, mas, na verdade, passaram-se anos.

Decidido a reconquistar a ex-mulher, Nikki, Pat faz tudo o que pode para se tornar o homem ideal para ela, até começa a ler livros, o que não fazia antes. Porém, o que ele não sabe é que Nikki não quer nada com ele e que seus pais, com pena, mentem dizendo que eles estão apenas tendo um “tempo separados”.

Depois de um tempo, Pat conhece Tiffany, irmã da esposa de seu melhor amigo, a qual ele desenvolve uma amizade estranha, porém forte, no decorrer da história. Tiffany tem depressão graças à morte do marido, o que a faz ser um pouco difícil e um tanto rude, mas, mesmo assim, consegue fazer com que Pat aprecie sua companhia, mesmo ela sendo um tanto silenciosa.

Tiffany, porém, quer a ajuda de Pat para ganhar um concurso de dança, o qual eles realmente se saem bem, mas o que Pat não esperava era que Tiffany pudesse fazer uma coisa horrenda para fazê-lo se esquecer de Nikki de uma vez por todas, o que, olhando pelo lado do Pat foi realmente horrível, mas, do ponto de vista de Tiffany, não foi tão ruim assim.

Admito que eu esperava algo mais da leitura desse livro, mas, como isso não aconteceu, me contentei com a ideia de que o filme pode ser melhor. Não gostei muito do jeito como o autor contou a história, acho que ele abusou muito do futebol americano, fazendo com que a história se tornasse entediante e até mesmo chata. Também acho que ele demorou muito para chegar no ponto em que a história tem seu real começo, creio que o livro poderia não passar de 100 páginas se o autor não tivesse enrolado tanto.

Tirando isso, apreciei muito a sua escrita, rápida e fácil, sem perder a elegância. Também gostei dos personagens que ele criou, principalmente Tiffany que, com a depressão e a morte do marido, sofreu muito, mas isso não a impediu de tentar de novo e de novo. Achei que lhe faltou um pouco de tato – obviamente –, mas, mesmo assim, a achei uma personagem fascinante.

Pat, pelo contrário, não foi o personagem que mais me agradou. Achei ele infantil demais, sendo muitas vezes chato e irritante, sem falar que me surpreendi com a sua lerdeza em relação aos acontecimentos recentes.

A história não fez muito sentido em vários pontos, principalmente o final, o qual acho que o autor deixou desleixado e ficou evidente a pressa com que queria terminar o livro, dando um final – não precisamente o final, mas o desenrolar dos fatos – totalmente sem sentido e idiota.

Tirando isso, achei uma boa história, mas não, não foi a melhor que já li na minha vida, muito pelo contrário, não sei o que fez com que os blogueiros dessem notas tão altas e resenhas tão positivas para o livro. Soube, entretanto, que o autor escreveu outros livros e, se puder, pretendo lê-los e fazer uma melhor avaliação de sua criatividade e escrita.

7 comentários:

  1. estou DOIDA pra ler esse livro!! Ainda mais com essa sua resenha! haha
    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li o livro, mas vi o filme, o que já me deixa desanimado demais rsrsrs
    Bjs
    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é tão ruim assim? :(
      Agora fiquei desanimada também, poxa!
      De qualquer modo, vou assistir só pra ver como a Jennifer Lawrence se saí, quero ver ela dançando e sendo louco estilo Tiffany de ser, hahah!

      Excluir
  3. Muito ansioso pra comprar esse livro.
    Gostei da sua resenha :)

    Hunter Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura!
    Eu li esse livro mês passado e gostei bastante! Concordo com algumas partes de sua resenha, mas outras não... O Pat, por exemplo, mesmo com seu jeito "doido" e até infantil, como você falou, conseguiu me cativar.
    Assim como você, prefiro ler o livro antes do filme e ainda não o assisti, mas adoro a Jennifer e o Bradley e acho que não vou me decepcionar.
    Beijos, Lis.
    ourbooksontheshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei tanto o livro quanto o filme <3

    http://rabiscosefragmentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha!!
    Mas, mesmo voce dizendo q ñ gostou, eu quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir